.

.

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Revolução Nutricional: O fim da Era do Alto Carbo!

A Academia Americana de Nutrição (Academy of Nutrition and Dieteticsdos EUA , a maior e mais importante associação de nutricionistas do mundo, fundada em 1917, escreveu uma carta aberta para o Comitê que está preparando as novas diretrizes nutricionais de 2015 (2015 Dietary Guidelines Advisory Committee) indicando mudanças RADICAIS no que se PREGA hoje em nutrição.. Ou seja, "tá tudo errado" !!!

Segue link do documento na íntegra: http://www.eatrightpro.org/resource/news-center/on-the-pulse-of-public-policy/regulatory-comments/dgac-scientific-report

Eis alguns tópicos encontrados na carta:


  • "O consumo de carboidratos leva a um maior risco cardiovascular do que o consumo de gordura saturada. (...) As evidências de múltiplos estudos estimaram o impacto da gordura saturada  [no risco cardiovascular] como sendo próximo a ZERO."
  • "Nós sugerimos que as próximas diretrizes ajudem as pessoas a adotar dietas que não são as recomendadas até hoje, tais comouma dieta de baixo carboidrato, para ajudá-las as fazer escolhas mais saudáveis dentro deste tipo de dieta"
  • "Deve-se notar que nenhum estudo incluído na revisão sobre doença cardiovascular identificou a gordura saturada como tendo associação desfavorável com doença cardiovascular"
  • "A Academia apoia a decisão de não mais limitar o consumo máximo de colesterol a 300 mg por dia, visto que as evidências disponíveis mostram que não a relação significativa entre o consumo de colesterol na dieta e o colesterol sérico"
  • "Há um consenso crescente de que uma recomendação única de consumo de sódio para todos os americanos é inadequada, devido ao crescente corpo de literatura sugerindo queos baixos valores de sódio atualmente recomendados estão na verdade associados a um AUMENTO DA MORTALIDADE para indivíduos saudáveis."


Em 1977,  o Comitê Especial de Nutrição e Necessidades Humanas do Senado dos EUA recomendou que as pessoas aumentassem seu consumo de carboidratos para 55 a 60% de suas calorias diárias...


Em 1980, o Departamento Americano de Agricultura (USDA) criou uma pirâmide alimentar  em que os carboidratos foram colocados na base da pirâmide (perfazendo a maior porção da ingestão calórica - 6 a 11 porções por dia), e as gorduras foram relegadas ao ápice da pirâmide, a fim de mostrar que deveriam ser consumidas em pouca quantidade.


E o que temos de resultado?? 
O aumento da prevalência da obesidade e das doenças cardiovasculares e metabólicas como o Diabetes Mellitus Tipo 2... totalmente oposto ao proposto por eles em 1977 e em 1980.

Fisiologicamente, o aumento no consumo de carboidratos resulta em um aumento da resposta da INSULINA aos carboidratos e, devido à ação promotora do armazenamento de gordura deste hormônio, promove a obesidade. E, como já foi demonstrado, este acúmulo de gordura abdominal ("gordura visceral") está associado com inflamação crônica, que é diretamente ligada à diabetes tipo 2 e ataques cardíacos.

Tudo comprovado cientificamente!!!

Por essas e por outras que SOU a favor do LOW CARB... até que me provem o contrário.




Mariana Pravatto Anzoategui


Fisioterapeuta e Graduanda de Nutrição - 5a. fase
            marisupermari@gmail.com



Referências:
http://www.eatrightpro.org/resource/news-center/on-the-pulse-of-public-policy/regulatory-comments/dgac-scientific-report

http://blog.joslin.org/2015/02/nutrition-revolution-the-end-of-the-high-carbohydrates-era-for-type-2-diabetes-prevention-and-management/

http://www.lowcarb-paleo.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário